CONSULTAS
Serviços de Psicologia Clínica para toda a família!
Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica consiste num procedimento que tem como objetivo avaliar e descrever, através do recurso a técnicas e instrumentos específicos (ex., entrevistas, provas psicológicas, questionários, etc.), o funcionamento psicológico de crianças, adolescentes e adultos.
As avaliações psicológicas realizadas pela psicóloga Andréia Ferreira seguem uma abordagem biopsicossocial, com a consideração dos fatores biológicos, psicológicos e sociais, cuja interação explica a predisposição, o desencadeamento e/ou a manutenção dos problemas/dificuldades de cada pessoa.
A abordagem biopsicossocial permite uma conceptualização compreensiva de cada caso e a elaboração de um plano de intervenção efetivo e particular, tendo em conta as características únicas de cada criança, adolescente ou adulto.
Na generalidade, a avaliação psicológica culmina na elaboração de um relatório. O relatório da avaliação psicológica disponibiliza informação sobre os métodos e instrumentos utilizados, os resultados obtidos e as conclusões da avaliação. Caso se justifique, o relatório apresenta ainda recomendações para o cliente, para os pais da criança ou adolescente e/ou outros (ex., médico, pediatra, educador, professor, etc.), bem como a sugestão de um plano de intervenção para o tratamento ou superação das dificuldades/problemas detectados.
Entre em contato e marque sua avaliação!
O seu pedido será atendido com a maior brevidade possível.

Este serviço tem o objetivo de aumentar a capacidade de adaptação da pessoa adulta a determinada situação ou condição, assim como potenciar o seu funcionamento adaptativo nas mais diversas áreas da sua vida (ex., pessoal, familiar, profissional, social, etc.), de forma a promover a sua saúde psicológica e o seu bem-estar subjetivo.
Este serviço foi criado a pensar nos jovens, adultos, pais e famílias que procuram apoio psicológico ou psicoterapêutico.
A Organização Mundial da Saúde define saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas de ausência de doença”. Como tal, a saúde física e a saúde psicológica (tal como o corpo e a mente) estão interligadas.
Por sua vez, a saúde psicológica designa, não somente a ausência de problemas psicológicos ou de doença mental, mas um estado de completo bem-estar em que a pessoa é capaz de: 1) funcionar em termos pessoais, familiares, acadêmicos, profissionais, sociais, etc., tirando o máximo partido do seu potencial; 2) compreender-se interiormente, descobrir-se, conhecer-se e desenvolver-se em termos pessoais; 3) lidar com as dificuldades, os problemas e desafios da vida diária; e, 4) viver a vida de uma forma plenamente satisfatória e feliz.
Segundo dados científicos, 1 em cada 5 pessoa sofre com problemas em que o Psicólogo pode ajudar! Tal como quando temos sintomas físicos (ex., dores de cabeça, estômago, etc.) procuramos ajuda médica especializada, quando temos sintomas psicológicos (ex., tristeza profunda, ansiedade, medos, etc.) podemos procurar ajuda psicológica especializada…
Os problemas de saúde psicológica podem surgir em qualquer pessoa, independentemente do gênero, idade, etnia, religião, nível de escolaridade ou socioeconômico. Os problemas psicológicos podem interferir com os sentimentos, pensamentos e comportamentos da pessoa, e originar dificuldades nas suas atividades pessoais, familiares, sociais, académicas, profissionais, etc.
As intervenções terapêuticas iniciadas na fase inicial dos problemas/dificuldades são também mais eficazes na prevenção de problemas psicológicos mais graves no futuro…
Por isso, quanto mais cedo é procurada ajuda psicológica especializada e mais cedo é iniciado o tratamento, melhor será o prognóstico, e menores serão a duração e o custo da intervenção terapêutica.